Palavra Do Padre
STRESS
O stress é uma realidade presente em nossa vida, mais próxima do que imaginamos, e que tem assolado a vida de muitas pessoas atualmente. Quando menos esperamos ouvimos falar de alguém que está sofrendo com isso, amigos, familiares, pessoas próximas, e será que não seremos vítimas desse mal?!
A palavra stress deriva do latim, e quer dizer “adversidade, aflição”, trata-se de um desgaste anormal da pessoa, ocasionado pela incapacidade prolongada em tolerar, superar ou adaptar-se às exigências de seu ambiente social. Quando a pessoa tenta adaptar-se a situações que lhe cause medo, irritação, ou que o deixe feliz, e não consegue adaptar-se a tais mudanças, esta incapacidade de adaptação lhe causa stress. O stress também pode manifestar-se diante de acontecimentos agradáveis, tais como um emprego muito esperado, uma paixão, montar um novo negócio, vésperas do casamento, nascimento de um filho, e outros. O stress não é uma doença, pois em doses adequadas ele é fator de motivação para a pessoa enfrentar os desafios e dificuldades. Quando a intensidade e duração prolongada do stress provocam queda na resistência do organismo, e a pessoa pode sofrer com doenças como a gripe, renite, bronquite, gastrite, úlcera, diabete, alterações no peso, hipertensão, falhas de memória, dificuldade de concentração, insônia, e outros. No estágio mais avançado do stress podem surgir doenças como enfarte cardíaco, derrame celebrar, edema pulmonar e câncer. E como é possível diminuir o stress? Segue algumas sugestões que lhe ajudarão a amenizar os sintomas do stress no seu organismo:
1. Cuide da alimentação. Alimente-se de forma regular e adequada.
2. Pratique exercícios físicos, pois estes estimulam a produção de substâncias em seu organismo que promovem a sensação de bem estar.
3. Descanse, reponha energias. O tempo de descanso varia para cada pessoa. O sono deve ficar entre 6 e 9 horas, descubra o seu tempo. Mais que isso pode ser caracterizado como fuga da realidade.
4. Organize seu tempo, priorize responsabilidades.
5. Estabeleça boas relações, amigos.
6. Administre suas emoções, resolva seus conflitos para eliminar o mal estar.
7. Reserve tempo para a família e lazer.
8. Não se cobre demais, controle seu perfeccionismo.
9. Veja o mundo e as situações de forma positiva, tire uma lição de tudo.
10. Valorize-se, acredite em suas potencialidades.
Pe. Darci Bubniak